Elevação e Dia do Maçom

08/09/17

Os últimos dias 15 e 22 de agosto foram de sessões magnas da Loja Sesquicentenário. Na sessão do dia 15 foi realizada a elevação ao grau de Companheiro, do Irmão Pedro Paulo de Carvalho Antônio em belíssima cerimônia que contou com a presença de irmãos das Lojas co-irmãs da região.

No dia 22 de agosto a sessão magna fez alusão ao Dia do Maçom, comemorado no último dia 20 de agosto. Na ocasião, o Irmão Antônio José de Araújo Pereira apresentou uma peça com uma abordagem histórica sobre a data e a motivação para a escolha desta como o Dia do Maçom.

A data comemorativa foi escolhida em alusão ao movimento de Irmãos como Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, que objetivou nada menos que a Independência do Brasil. A data de 20 de agosto foi então escolhida como o Dia do Maçom, pois os registros apontam que foi nesta data em que o Irmão Gonçalves Ledo, em reunião na A∴R∴L∴S∴ Comércio e Artes, registrou a verdadeira proclamação da Independência do Brasil, conquista que foi de fato iniciada e concluída por Maçons e dentro das Lojas do GOB.

Esse fato mostra que o Maçom historicamente lutou e assim deve continuar lutando pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade. “A Liberdade, para a o Maçom, é um estado de espírito.” Citou o Irmão Antônio José de Araújo Pereira durante sua apresentação.

Na sessão, tivemos ainda a presença do Irmão Maurílio Oliveira Correa, que nesta representou o Grão Mestre do GOB-RJ, Eminente Irmão Édimo Muniz Pinho, enquanto Assessor Especial para a Assuntos Específicos da 33ª Circunscrição do GOB-RJ. O Irmão Maurílio falou sobre a postura exigida ao Maçom perante a sociedade e da responsabilidade que os fatos históricos nos imputam, para que o Maçom permaneça constantemente na luta para se lapidar e contribuir para o bem da sociedade.

Topo